Engana-se quem acredita que o “New Journalism ”ou Jornalismo Literário seja a ramificação do jornalismo contemporâneo e que será ele a futura forma de se fazer jornalismo .
O jornalismo atuante que estamos acostumados a nós deparar todos os dias é pautado em sua maioria pelo orçamento. Como?
Há muitos a função social do jornalismo vêm se perdendo, o que se pode atribuir a Isto é a sobreposição do sistema vigente sobre as funções sociais de algumas profissões,em destaque o jornalismo.
Na prática esta profissão ao contrário do que muitos imaginam esta sendo utilizada para critério de lucratividade. Posso esta até sendo radical, mas com desencargo de consciência estou utilizando a minha sinceridade e avaliação.
O que se pode perceber na atualidade é um modo de fazer jornalístico visando somente o lucro, visando apenas o partidarismo e dentre outras coisas que veta a real função que é propaga a informação aos cidadãos pelo menos de forma quase imparcial.
Era a época em que algumas ramificações do jornalismo foram vistos apenas como “pobrinhos” como radialistas, jornalistas de impresso dentre outras. O que se evidência é a utilização de uma característica como justificativa para a banalidade da profissão. Ou seja, jargões como “A imparcialidade é algo difícil de ser alcançada”, “Precisamos vender para sustentar o veículo” e dentre outras tolices assim podem ser chamadas.
Posso também estar ate fugindo da realidade, afinal, como irá se manter uma redação de impresso ou uma TV sem cotas publicitária?Mas, assim como eu outros atuantes e estudantes de jornalismo estamos tendo que nos depara com essas situações. (Jornalismo Social x Empreendedorismo na comunicação)
Somos induzidos a acreditar que o diploma de jornalismo seja uma coisa banal, afinal, estamos vivendo e observando várias pessoas com bom desempenhos redacionais ou audíveis se auto intitulem “jornalistas”.
O que nos envergonha, é saber que esse tipo de jornalismo irá permanecer, afinal,essa profissão como outras, também têm sido uma das menos remuneradas no Brasil .Por isso meu caro leitor contradizendo todo o meu discurso anterior não condeno o Business Journalism afinal ele será realmente o New Journalism pautado apenas nos ditames comerciais