30 de mai. de 2011

Petista comenta sobre saúde pública do Município (25.05.11)

O vereador Ângelo Almeida (PT) comentou sobre os debates que a Câmara de Vereadores tem feito em relação à saúde pública, em Feira de Santana, nos hospitais do Estado e Município. Na opinião do petista, as políticas públicas - voltadas para a saúde - do Governo Jacques Wagner são muito superior as políticas apresentadas pelo Município.


Angelo afirmou também que as críticas que o vereador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM) traz à Câmara são acatadas pela oposição, mas, ao mesmo tempo, não pode deixar de reconhecer e registrar publicamente que o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), por exemplo, vive hoje uma realidade muito melhor do que em governos anteriores.

Ainda com relação à Lulinha, Angelo comentou sobre a declaração do vereador do DEM que, na semana passada, recomendou ao petista a fazer uma visita no HGCA, com o objetivo de denunciar as supostas irregularidades que ocorrem naquela unidade do Estado. “Nós somos vereadores eleitos pelo povo de Feira de Santana para cuidar das questões do município. Não deixamos de reconhecer o direito que Vossa Excelência tem, não só pesquisar, estudar e fazer as críticas, porque na saúde pública, qualquer crítica que seja ela, se for verdade, tem que ser apurada”, declarou, salientando que nenhum governo haverá de fazer em pouco tempo uma saúde de excelência.

Na opinião do vereador, o que a imprensa e o povo de Feira de Santana devem entender é que a crítica que fez ao Hospital da Mulher é completamente diferente da de Lulinha. Angelo argumentou que, além de atender uma grande demanda de pacientes locais e de 180 municípios baianos, o HGCA realiza atendimentos de urgência e emergência, ao contrário dos hospitais municipais que prestam serviços segmentados.

Para concluir, o petista afirmou que o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho entregou para a atual administração municipal um complexo de hospitais (da Criança e da Mulher) com receita em torno de 12 milhões de reais por ano. “Esta receita, neste ano, está sendo literalmente dobrada. Agora, em 2011, a perspectiva é de 25 a 27 milhões de reais. Portanto, qual é a lógica de vermos isso, quando serviços importantes como: mastologia, cirurgia geral, cirurgia ginecológica, proctologia, angiologia foram desativados pelo terceiro mandato? Como é que explica isso?”, questionou.


Por Anna Karolina Carneiro

Edição:Elsimar Pondé

Sérgio Augusto

Lulinha questiona suposta invasão do vereador Angelo Almeida ao Hospital da Mulher (17.05.11)



O vereador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM), na sessão da Casa da Cidadania desta terça-feira (17), no horário do pequeno expediente, relatou que, na manhã de hoje, foram apresentadas algumas matérias no programa do radialista Carlos Lima (Rádio Povo) sobre uma possível invasão do vereador Angelo Almeida ao Hospital Municipal Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher). Na semana passada, o petista denunciou, através de fotografias, irregularidades na unidade de saúde.



De acordo com Lulinha, nas entrevistas concedidas a Carlos Lima, o diretor do Hospital da Mulher, uma médica e uma enfermeira questionaram a forma como o vereador petista adentrou em algumas salas da unidade de saúde.

“Será que o vereador tem esse direito de invadir um hospital, entrar em um centro cirúrgico sem comunicar o diretor e as pessoas responsáveis que ficam na porta da UTI Neonatal, para tirar fotos com um grupo de pessoas sem os devidos equipamentos que evitam o risco de doenças contagiosas?”, indagou Lulinha, salientando que o local tem recém-nascidos e, por conta disso, precisa de proteção.

Ainda sobre o assunto, Lulinha disse que a médica relatou que ter se assombrado quando viu a equipe de Angelo Almeida entrando sem se identificar para os médicos, enfermeiros e diretores do hospital.

“É lamentável, um vereador invadir um hospital público, da maneira que foi feito, sem se identificar e ainda levar assessores, invadindo a UTI Neonatal, ocasionando até perigo para aquelas crianças que lá se encontravam. Temos que ver se o vereador tem esse direito de fazer isso, porque eu acho que nós não podemos fazer coisas ilegais. Isso pra mim é ilegal”, criticou, recomendando ao prefeito a presença de seguranças no Hospital da Mulher.






Por Anna Karolina Carneiro



Edição:Elsimar Pondé



Sérgio Augusto



Foto: Vicen Ferreres




r

José Carneiro critica declarações do deputado Zé Neto (17.05.11)

O vereador José Carneiro (PDT), em pronunciamento na sessão da Câmara de Vereadores, comentou as entrevistas do deputado estadual José Neto (PT) e do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, concedidas a um programa de uma rádio local. Segundo ele, o petista foi bastante agressivo no seu pronunciamento.


Conforme o vereador, o ex-prefeito fez críticas ao Governo do Estado, com relação à forma que foi liberada a verba para a contratação de artistas na Micareta de Feira 2011. “Apenas criticou, dizendo que não concordava com o patrocínio da Embasa. Eu não vi nada demais. Todos nós temos o direito de nos expressar”, disse José Carneiro, se dirigindo ao deputado José Neto que, de acordo com o edil, contestou duramente as declarações do ex-prefeito.

Ele afirmou que o deputado petista chamou José Ronaldo de irresponsável e demagogo. “Eu não posso concordar com a postura do deputado José Neto. Pra mim ele estava estressado e nervoso, porque uma crítica ao governo não representa demagogia e irresponsabilidade. Pra mim demagogia representa mudar de opinião, em um discurso, num piscar de olhos. Por exemplo, cadê a CPI da Ebal?”, questionou, acrescentando que a Empresa Baiana de Alimentos, recentemente, anunciou um prejuízo de 16 milhões de reais, no trimestre. “Eu não vi o deputado José Neto abri a boca para falar sobre isso”, afirmou.

O edil salientou ainda que, antigamente, quando acontecia greve de professores, “José Neto ia na frente, com a Rural dele criticando os governos. No entanto, hoje, a gente o vê criticando os professores e apoiando o corte no salário dos grevistas”, declarou, afirmando que o petista ainda não está maduro o suficiente para chegar à Prefeitura de Feira de Santana.

Em aparte, o vereador Justiniano França (DEM) parabenizou o discurso de José Carneiro. Na sequência, disse que também tem questionado, na Casa da Cidadania, sobre a forma que veio o patrocínio da Embasa para a Micareta. Ele informou que o deputado Targino Machado (PSC) teve um requerimento reprovado, na Assembléia Legislativa da Bahia, que questionava o patrocínio da Embasa para um show da cantora Daniela Mercury, em Salvador. “Isso que é demagogia. O deputado José Neto disse que não havia necessidade de apresentar o valor do patrocínio. Segundo ele, o contrato com a empresa responsável pela atração proíbe a divulgação do valor”.


Por Anna Karolina Carneiro

Nayanne Amorim

Edição:Elsimar Pondé

Sérgio Augusto

Vereador faz elogios e críticas a Jodilton Souza (18.05.11)

O vereador David Neto (PMN), na sessão desta quarta-feira (18) na Casa da Cidadania, elogiou o empresário Jodilton Souza, presidente do Conselho do Bahia de Feira, clube que conquistou a taça de campeão do Campeonato Baiano de Futebol 2011, elevando a cidade de Feira de Santana em nível nacional.



Paradoxalmente, o edil criticou o empreendedor, citando outro ramo empresarial de Jodilton. David fez referência a Faculdade Nobre – FAN. Segundo ele, a instituição não cumpre uma lei municipal de sua autoria.

A lei obriga as instituições de ensino superior, instaladas no município, a disponibilizarem vagas de estacionamento correspondentes a 30% dos alunos matriculados. O legislador chamou a atenção do empresário, salientando que “a FAN é a única faculdade que não cumpre essa lei em Feira de Santana”.

Fluminense de Feira

Na oportunidade, David Neto conclamou os empresários a ajudarem o "Touro do Sertão" com investimentos. “Eu acho que o Fluminense de Feira merece apoio. Esse time é do povo. Não podemos esquecer do Fluminense. O clube não pode ficar nessa situação que se encontra. O Touro do Sertão está precisando de bons diretores e patrocinadores”, declarou.

David Neto ressaltou a importância de se investir em clubes do município. Como exemplo, ele citou a atuação do empresário Jodilton Souza no Bahia de Feira. “Jodilton provou que Feira de Santana tem capacidade de atuar com jogadores, em sua grande maioria, da cidade e que o município tem capacidade de crescer muito no esporte.

Por Anna Karolina Carneiro
Edição : Elsimar Pondé

Sérgio Augusto

Vereador rebate declaração de diretora do HGCA (24.05.11)

O vereador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM), durante pronunciamento na Câmara Municipal contestou a declaração da diretora do Hospital Geral Clériston Andrade - (HGCA), Inalva Sapucaia, ao Programa Acorda Cidade, a respeito das fotos que mostram a situação de descaso na unidade de saúde do Estado.


Na quarta-feira passada (18), em discurso na Casa Legislativa, o edil Lulinha exibiu dezenas de fotos, sobre a falta de higiene, lotação nos corredores e no setor de Enfermaria, problemas de mofo nas paredes, equipamentos quebrados, vidros rachados, mato alto ao redor do hospital, entre outros. No dia seguinte, ele concedeu entrevista ao site: acordacidade.com.br. e também reapresentou os problemas. Por sua vez, no dia 20, foi publicada uma nota, no referido site, com a declaração de Inalva Sapucaia, intitulada: “As fotos são antigas, não correspondem à situação atual do Clériston, diz diretora”.

Inalva afirma também na nota que não viu datas nas fotos expostas e que, hoje, como diretora, não as reconhece como sendo atuais, pois sabe que “a realidade do Clériston atualmente é bastante diferente”. Relata também que, recentemente, recebeu a visita da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores e os membros puderam constatar, sem maquiagem a realidade do hospital.

Em resposta a entrevista da diretora, Lulinha afirmou: “a realidade do hospital é aquela mesma. Aquelas fotos do Clériston são recentes. Quem quiser ver é só ir lá observar a realidade do dia-a-dia. São as enfermarias e corredores super lotados; pessoas passando por triagem para serem atendidas, às vezes morrem até dentro do próprio carro, porque não conseguem entrar; são as gestantes indo pro hospital e retornando porque não há médicos obstetras; pacientes sendo liberados sem as mínimas condições de receberem alta; é o setor de Endoscopia desativado; pacientes internados há mais de 30 dias sem conseguirem fazer cirurgias e tantos outros problemas”.

Indignado, o vereador voltou a frisar que na entrada do HGCA os vidros estão quebrados, a iluminação é precária, a porta da Emergência está amarrada de arame, além do problema da falta de higiene. “Tenho foto do Centro Cirúrgico com sangue derramando no chão e a enfermeira e outras pessoas pisando em cima. É a realidade sim, não falei nenhuma mentira”, declarou Lulinha, salientando que o hospital é de extrema importância para Feira de Santana, mas precisa urgentemente de melhorias para oferecer um atendimento de qualidade.

Com relação à visita da Comissão de Saúde da Câmara ao HGCA, o edil Ailton Araújo Rios - Ailton Mô, que é presidente da referida Comissão, disse que esperou cerca de 15 dias para conseguir uma audiência com a diretora Inalva, com o objetivo, na época, de apurar uma denúncia envolvendo um paciente que veio a óbito após receber alta.

“Conversamos com a doutora e a coisa ficou clara. Ela foi bastante enfática: não existe maquiagem, a realidade é uma só. O Clériston Andrade não tem condições de operar mais sozinho, em Feira de Santana. Existem várias dificuldades. Foi proposto à diretora que ela pudesse disponibilizar macas, principalmente para as ambulâncias de urgência e emergência. Sabemos que há uma vontade por parte dessa profissional de melhorar aquele equipamento, mas o Governo do Estado não tem dado condição”, declarou, cobrando providências.




Por Anna Karolina Carneiro


Ediçã:Elsimar Pondé


Sérgio Augusto




11 de mai. de 2011

Via Bahia volta á ser alvo de críticas na Câmara Municipal

O vereador Reinaldo Miranda – Ronny (PMN), na sessão da Casa Legislativa desta terça-feira (10), voltou a reclamar da atuação, na região de Feira de Santana, da empresa Via Bahia Concessionária de Rodovias S/A. Segundo ele, a empresa cobra pedágio, mas não recupera a BR 324. Ronny afirmou que não houve melhoramento. “São muitos engarrafamentos. Não há recapeamento, nem asfalto novo na BR 324. Trabalhadores da empresa Via Bahia realizam apenas a limpeza dos capins", disse.

Na oportunidade, Ronny relatou um fato ocorrido com o empresário feirense Edson Cedraz que, ontem, ao se deslocar de Salvador à Feira de Santana, teve o seu veículo danificado quando foi atingido pelo equipamento da praça do pedágio que impede a passagem dos carros.

“Aquela barreira levanta automaticamente. Levantou, mas não houve tempo, baixou de vez, batendo no veículo. O empresário procurou o responsável da Via Bahia, mas o cidadão disse que era para Edson fazer a ocorrência e tomar as providências. É um absurdo, a gente já paga caro e ainda ouve desaforo”, reclamou.

Audiência Pública

Em aparte, o vereador Justiniano França (DEM) sugeriu que fosse realizada uma audiência pública na Câmara Municipal, para discutir e analisar o contrato de licitação que viabilizou a privatização da BR 324.

“Nós não podemos apenas jogar a responsabilidade na empresa. O Governo Federal é que tem que cobrar. Se não está cobrando, que modalidade foi essa? Vossa Excelência falou muito bem quando disse que apenas a parte de capinação é que vem sendo realizada naquela via. O outro discurso é o seguinte: o custo é barato, mas o custo barato para não se fazer nada se torna muito caro para quem trafega naquela via”, argumentou.

Novamente com o uso da palavra, Ronny afirmou que a população está sendo lesada. Ele acrescentou que, futuramente, o motorista que se deslocar de Feira de Santana com destino ao aeroporto de Salvador, por exemplo, terá que pagar uma taxa no valor de R$ 9.60, incluindo ida e volta.




Por Anna Karolina Carneiro


Edição:Elsimar Pondé


Sérgio Augusto


Desentendimento entre fiéis e autoridades religiosas é alvo de discurso do vereador Lulinha (10.05.11)

O vereador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM), durante pronunciamento na sessão legislativa da segunda-feira (9), comentou matéria do Jornal Folha do Estado, publicada no último dia 6, onde a divergência entre fiéis e autoridades religiosas foi o tema central.


Segundo a matéria intitulada: “Briga de pastores continua”. A briga entre fiéis da Igreja do Evangelho Quadrangular e o pastor Pedro não para. Na manhã de ontem, em uma das unidades da igreja, foi realizada uma reunião entre o presidente nacional da ordem, pastor Valdemar Jacinto, e os pastores ligados à instituição religiosa em Feira de Santana. Na pauta não constava à divergência entre os pastores Pedro e Isídio, que também estavam presentes. Fiéis ligados a Isídio compareceram à reunião, pediram voz, mas não foram atendidos pelo presidente nacional”.

A nota informa também que “uma fiel que preferiu não revelar o nome, temendo represálias, disparou: ‘o pastor Pedro nunca esteve presente na igreja. Agora que sabe que o valor da arrecadação de nossa igreja está em torno de seis mil reais, ele afastou o pastor Isídio e colocou em seu lugar a pastora Ana Costa, sua esposa. Depois da nossa reação, ele indicou o pastor Valmir’”.

A reportagem relata ainda que “a fiel também alega que Pedro se preocupa com a arrecadação de seis mil da igreja do pastor Isídio, ‘quando deveria estar satisfeito com os quase 70 mil reais que são arrecadados na igreja que ele dirige. Ele pode até enganar aos homens, mas a Deus ninguém engana’, pontuou”.

De acordo com o texto jornalístico, “o presidente nacional da Igreja do Evangelho Quadrangular, Valdemar Jacinto, que se afastou do tumulto ocorrido depois da reunião presidida por ele, prometeu para a próxima segunda-feira uma nota com a posição que será tomada para resolver o impasse. Alguns evangélicos insatisfeitos com a falta de desfecho imediato ameaçavam levar o caso ao Ministério Público”.

Após a leitura da referida matéria, Lulinha lamentou o ocorrido. “Lamentamos que os membros dessa Igreja Evangélica, que deveriam pregar a união e a paz, são os primeiros a se desentenderem. Quero ressaltar que conheço o pastor Isídio, ele é morador do bairro Conceição. É uma pessoa honesta, que tem um grande laço de amizade. Isídio conseguiu transformar uma igreja pequeninha numa igreja que atualmente tem uma boa arrecadação, mas agora querem abocanhar, tomar a igreja do pastor, que tem um trabalho prestado na comunidade. É por isso que os fiéis estão se manifestando”, declarou.


Por Anna Karolina Carneiro

Edição: Elsimar Pondé

Sérgio Augusto

5 de mai. de 2011

Ribeiro denuncia péssimas condições de ambulâncias do Samu

O vereador Antônio Francisco Neto – Ribeiro (DEM) criticou a falta de responsabilidade para com o programa do Serviço Móvel de Urgência (Samu) no país, sobretudo nos municípios baianos. Segundo o edil, há um grande número de ambulâncias quebradas e paradas em algumas cidades do estado da Bahia. Ele afirmou que a culpa não é do Governo Federal, nem do Governo Estadual, mas sim de alguns prefeitos que não tem compromisso com a população.


“Existem muitas ambulâncias em desuso no estado da Bahia, dentro de hospitais, terrenos de prefeituras e, até mesmo, abandonadas em matagais. Isso é vergonhoso para o homem público que se elege prefeito e age dessa forma. Os municípios recebem verbas dos governos Federal e Estadual, mas devido à falta de competência dos gestores, não prestam um serviço adequado para a população, no tocante a manutenção desses veículos”, disse Ribeiro.

"É possível encontrar carros quebrados e abandonados em Santo Antônio de Jesus, Maragogipe e outras cidades que compõem o Recôncavo baiano. As ambulâncias poderiam prestar serviço ao povo. Qual é a cidade que não necessita de uma ambulância? O programa é do Governo Federal e tem como objetivo colocar carros do SAMU em todo o território nacional. Não podemos criticá-lo, no entanto, devemos cobrar que os gestores dos municípios tenham compromisso com o bem público”, declarou.

O vereador ressaltou que devido às irregularidades ocorridas no Serviço Móvel de Urgência, muitas emergências estão sendo transferidas para hospitais regionais, como por exemplo, o Hospital Geral Clériston Andrade. Ribeiro concluiu seu discurso, chamando atenção que é necessário que, além de um bom currículo na vida política, o representante do povo seja uma pessoa prudente e íntegra na sociedade, para que se evitem erros dessa natureza.


Por Anna Karolina Carneiro

Nayanne Amorim

Edição:Elsimar Pondé

Sérgio Augusto

Vereadores rebatem declaração do senador João Durval Carneiro (27.04.11)

O legislador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM), na sessão legislativa desta quarta-feira (27), lamentou a declaração do senador João Durval Carneiro (PDT), publicada no Blog do Jair Onofre, onde o membro do Senado, disse ser contra a construção de um aeroporto de passageiros no município, justificando que seria um projeto desnecessário, devido à proximidade de Feira de Santana com Salvador.


O edil estranhou a declaração de João Durval, uma vez que o aeroporto local leva o nome do próprio senador. O equipamento foi construído na época em que este era governador do estado da Bahia. “Enquanto os vereadores, deputados, a imprensa e a população estão lutando pela construção do aeroporto, o senador João Durval Carneiro é contra e ainda quer que a cidade fique submissa ao aeroporto de passageiros da capital. Quero lamentar que o filho de Feira de Santana é contra o progresso e o desenvolvimento desta terra”, declarou.

O vereador Roque Pereira (PT do B) afirmou ter admiração e respeito por João Durval, porém salientou que a declaração do senador foi um equívoco. O edil argumentou que a região de Feira de Santana vende mais passagem aérea do que a região metropolitana de Salvador. Disse ainda que a cidade de Campinas, no estado de São Paulo, é bem próxima da capital paulista e que essa proximidade não foi empecilho para que o município do interior tivesse um aeroporto de passageiros. Ele também ressaltou que a capital baiana irá sediar a Copa do Mundo de 2014, mas o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães não suportará a demanda.

Segundo o legislador, até as próprias companhias aéreas já comentaram a respeito desse assunto. “Portanto, o Aeroporto de Feira de Santana tem viabilidade”, disse Roque, sugerindo a população que perdoe o senador João Durval, “porque ultimamente ele não tem falado coisa com coisa. Recentemente ele apresentou um projeto de lei que sujeita os formandos de todos os cursos universitários, no Brasil, a um exame de proficiência, para ingressar na profissão, igual ao exame da OAB”.

Marialvo Barreto (PT) também defende a existência de um aeroporto de qualidade, em Feira de Santana. Visando um pólo de logística no município, o vereador afirmou que será preciso um porto de cargas, visto que Feira é uma cidade que atrai indústrias. “Aqui também podemos ter um aeroporto muito bom para pequenos vôos regionais. Coloca aqui uma linha, aos sábados e domingos, para as pessoas fazerem turismo em Aracaju, pra ver se não enche. Portanto tem viabilidade sim”, pontuou o petista.

Concordando com o senador, David Neto (PMN) disse que Feira está apenas 108 km do Aeroporto Internacional de Salvador. Para ele, no estado da Bahia há cidades, como por exemplo, Barreiras e Irecê, que necessitam mais do aeroporto do que Feira de Santana. Neto disse ainda que o senador João Durval deve ter motivos suficientes, sobretudo com dados técnicos, para dar essas declarações. Ele acredita que o município precisa de um aeroporto de médio porte e não de grande porte como estão reivindicando. Declarou ainda que “pobre não dispõe de recursos para andar de avião”.

O vereador Ângelo Almeida (PT) informou que, no Brasil, no mês de fevereiro deste ano, pela primeira vez na história do país, as pessoas viajaram mais de avião do que de ônibus. Em consonância com o petista, Roque Pereira lembrou que “viajar hoje de avião é mais barato do que viajar de Itapemirim”.






Por Anna Karolina Carneiro

Edição:Elsimar Pondé

Sergio Augusto

Petista sugere a presença da tropa do 35º BI no combate a dengue (27.04.11)

O vereador Angelo Almeida (PT), na sessão legislativa desta quarta-feira (27), na Casa da Cidadania, disse que apresentou uma indicação ao Executivo, solicitando ao prefeito Tarcízio Pimenta que busque uma parceria com o Batalhão de Infantaria (35º BI) no sentido de viabilizar ações mais contundentes de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O petista defendeu uma ação conjunta com o Exército, argumentando que esta instituição tem dado apoio a diversos municípios do Brasil na guerra contra o mosquito.


Na oportunidade, Angelo afirmou que reconhece os esforços da Prefeitura, mas ressalvou que teve a impressão de que o líder do governo, Maurício Carvalho (PR), não entendeu o motivo da sua indicação, ao informar que o comandante do 35º BI, tenente coronel André Eduardo Bélico, já faz parte do Comitê Gestor de Mobilização de Combate a Dengue.

“Quando a gente pede para que a Prefeitura tome uma atitude de gestão, de procurar o comandante do Exército é para que este coloque as tropas nas ruas e não ficar se reunindo em gabinetes, enfrentando a burocracia das reuniões e planejando estratégias”, declarou Angelo, acrescentando que, em Feira de Santana, é necessário aplicar a cultura de higienização nas residências e estabelecimentos comerciais pelo menos uma vez por semana.


Vereadores elogiam desempenho do Bahia de Feira no Campeonato Baiano (04.05.11)

Na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (3), vereadores comentaram a classificação do Bahia de Feira, no último domingo, para etapa final do Campeonato Baiano de Futebol. A maioria dos legisladores destacou o desempenho do time e desejou boa sorte nos jogos contra o Vitória, seu último adversário no Baianão deste ano.



“Quero parabenizar a um time de futebol, que com dois anos de existência, em Feira de Santana, já conseguiu ser campeão do Baiano da 2ª Divisão; foi campeão do Torneio Início da Bahia; já garantiu a vaga na Copa do Brasil de 2012 e já é, na pior das hipóteses, vice-campeão baiano”, informou José Carneiro (PDT), salientando que reconhece o feito do Bahia de Feira, mas irá torcer para que o Vitória leve a taça de campeão.

Ao contrário de José Carneiro, o vereador Marialvo Barreto (PT) afirmou que deseja que o título de campeão baiano fique com o Bahia de Feira, argumentando que o último título feirense no Campeonato Baiano da 1ª divisão foi conquistado pelo Fluminense, em 1969.

O vereador Ailton Araújo Rios – Ailton Mô (PSDB), que já foi jogador da categoria de juniores do Bahia de Feira, disse que estar muito feliz ao ver um time de Feira de Santana na final do Baianão de 2011. Na oportunidade, ele conclamou a Câmara de Vereadores, a imprensa e população feirense em geral, para que prestem mais apoio ao time.

Ele afirmou que disponibilizará um ônibus ou uma Sprinter Van para as pessoas de sua comunidade irem ao Jóia da Princesa, no próximo domingo. Na sequência, o legislador parabenizou toda a diretoria do clube. “Demonstraram que com organização, força de vontade e determinação as coisas dão certo”, declarou.

Ailton acrescentou que é importante que o exemplo positivo do Bahia de Feira chegue ao Departamento de Esportes da Prefeitura, para que este órgão possa estar organizando melhor o calendário esportivo da cidade, desenvolvendo projetos e buscando recursos para as práticas esportivas.

O vereador Reinaldo Miranda – Ronny (PMN) também destacou a competência da diretoria do Bahia de Feira e ressaltou que, em 2012, o time poderá enfrentar grandes times do Brasil, a exemplo de Flamengo e Vasco.




Por Anna Karolina Carneiro


Edição:Elsimar Pondé


Sérgio Augusto


30 de mai. de 2011

Petista comenta sobre saúde pública do Município (25.05.11)

Postado por Anna Karolina Carneiro às 04:10
O vereador Ângelo Almeida (PT) comentou sobre os debates que a Câmara de Vereadores tem feito em relação à saúde pública, em Feira de Santana, nos hospitais do Estado e Município. Na opinião do petista, as políticas públicas - voltadas para a saúde - do Governo Jacques Wagner são muito superior as políticas apresentadas pelo Município.


Angelo afirmou também que as críticas que o vereador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM) traz à Câmara são acatadas pela oposição, mas, ao mesmo tempo, não pode deixar de reconhecer e registrar publicamente que o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), por exemplo, vive hoje uma realidade muito melhor do que em governos anteriores.

Ainda com relação à Lulinha, Angelo comentou sobre a declaração do vereador do DEM que, na semana passada, recomendou ao petista a fazer uma visita no HGCA, com o objetivo de denunciar as supostas irregularidades que ocorrem naquela unidade do Estado. “Nós somos vereadores eleitos pelo povo de Feira de Santana para cuidar das questões do município. Não deixamos de reconhecer o direito que Vossa Excelência tem, não só pesquisar, estudar e fazer as críticas, porque na saúde pública, qualquer crítica que seja ela, se for verdade, tem que ser apurada”, declarou, salientando que nenhum governo haverá de fazer em pouco tempo uma saúde de excelência.

Na opinião do vereador, o que a imprensa e o povo de Feira de Santana devem entender é que a crítica que fez ao Hospital da Mulher é completamente diferente da de Lulinha. Angelo argumentou que, além de atender uma grande demanda de pacientes locais e de 180 municípios baianos, o HGCA realiza atendimentos de urgência e emergência, ao contrário dos hospitais municipais que prestam serviços segmentados.

Para concluir, o petista afirmou que o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho entregou para a atual administração municipal um complexo de hospitais (da Criança e da Mulher) com receita em torno de 12 milhões de reais por ano. “Esta receita, neste ano, está sendo literalmente dobrada. Agora, em 2011, a perspectiva é de 25 a 27 milhões de reais. Portanto, qual é a lógica de vermos isso, quando serviços importantes como: mastologia, cirurgia geral, cirurgia ginecológica, proctologia, angiologia foram desativados pelo terceiro mandato? Como é que explica isso?”, questionou.


Por Anna Karolina Carneiro

Edição:Elsimar Pondé

Sérgio Augusto

Lulinha questiona suposta invasão do vereador Angelo Almeida ao Hospital da Mulher (17.05.11)

Postado por Anna Karolina Carneiro às 04:04


O vereador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM), na sessão da Casa da Cidadania desta terça-feira (17), no horário do pequeno expediente, relatou que, na manhã de hoje, foram apresentadas algumas matérias no programa do radialista Carlos Lima (Rádio Povo) sobre uma possível invasão do vereador Angelo Almeida ao Hospital Municipal Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher). Na semana passada, o petista denunciou, através de fotografias, irregularidades na unidade de saúde.



De acordo com Lulinha, nas entrevistas concedidas a Carlos Lima, o diretor do Hospital da Mulher, uma médica e uma enfermeira questionaram a forma como o vereador petista adentrou em algumas salas da unidade de saúde.

“Será que o vereador tem esse direito de invadir um hospital, entrar em um centro cirúrgico sem comunicar o diretor e as pessoas responsáveis que ficam na porta da UTI Neonatal, para tirar fotos com um grupo de pessoas sem os devidos equipamentos que evitam o risco de doenças contagiosas?”, indagou Lulinha, salientando que o local tem recém-nascidos e, por conta disso, precisa de proteção.

Ainda sobre o assunto, Lulinha disse que a médica relatou que ter se assombrado quando viu a equipe de Angelo Almeida entrando sem se identificar para os médicos, enfermeiros e diretores do hospital.

“É lamentável, um vereador invadir um hospital público, da maneira que foi feito, sem se identificar e ainda levar assessores, invadindo a UTI Neonatal, ocasionando até perigo para aquelas crianças que lá se encontravam. Temos que ver se o vereador tem esse direito de fazer isso, porque eu acho que nós não podemos fazer coisas ilegais. Isso pra mim é ilegal”, criticou, recomendando ao prefeito a presença de seguranças no Hospital da Mulher.






Por Anna Karolina Carneiro



Edição:Elsimar Pondé



Sérgio Augusto



Foto: Vicen Ferreres




r

José Carneiro critica declarações do deputado Zé Neto (17.05.11)

Postado por Anna Karolina Carneiro às 03:58
O vereador José Carneiro (PDT), em pronunciamento na sessão da Câmara de Vereadores, comentou as entrevistas do deputado estadual José Neto (PT) e do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, concedidas a um programa de uma rádio local. Segundo ele, o petista foi bastante agressivo no seu pronunciamento.


Conforme o vereador, o ex-prefeito fez críticas ao Governo do Estado, com relação à forma que foi liberada a verba para a contratação de artistas na Micareta de Feira 2011. “Apenas criticou, dizendo que não concordava com o patrocínio da Embasa. Eu não vi nada demais. Todos nós temos o direito de nos expressar”, disse José Carneiro, se dirigindo ao deputado José Neto que, de acordo com o edil, contestou duramente as declarações do ex-prefeito.

Ele afirmou que o deputado petista chamou José Ronaldo de irresponsável e demagogo. “Eu não posso concordar com a postura do deputado José Neto. Pra mim ele estava estressado e nervoso, porque uma crítica ao governo não representa demagogia e irresponsabilidade. Pra mim demagogia representa mudar de opinião, em um discurso, num piscar de olhos. Por exemplo, cadê a CPI da Ebal?”, questionou, acrescentando que a Empresa Baiana de Alimentos, recentemente, anunciou um prejuízo de 16 milhões de reais, no trimestre. “Eu não vi o deputado José Neto abri a boca para falar sobre isso”, afirmou.

O edil salientou ainda que, antigamente, quando acontecia greve de professores, “José Neto ia na frente, com a Rural dele criticando os governos. No entanto, hoje, a gente o vê criticando os professores e apoiando o corte no salário dos grevistas”, declarou, afirmando que o petista ainda não está maduro o suficiente para chegar à Prefeitura de Feira de Santana.

Em aparte, o vereador Justiniano França (DEM) parabenizou o discurso de José Carneiro. Na sequência, disse que também tem questionado, na Casa da Cidadania, sobre a forma que veio o patrocínio da Embasa para a Micareta. Ele informou que o deputado Targino Machado (PSC) teve um requerimento reprovado, na Assembléia Legislativa da Bahia, que questionava o patrocínio da Embasa para um show da cantora Daniela Mercury, em Salvador. “Isso que é demagogia. O deputado José Neto disse que não havia necessidade de apresentar o valor do patrocínio. Segundo ele, o contrato com a empresa responsável pela atração proíbe a divulgação do valor”.


Por Anna Karolina Carneiro

Nayanne Amorim

Edição:Elsimar Pondé

Sérgio Augusto

Vereador faz elogios e críticas a Jodilton Souza (18.05.11)

Postado por Anna Karolina Carneiro às 03:54
O vereador David Neto (PMN), na sessão desta quarta-feira (18) na Casa da Cidadania, elogiou o empresário Jodilton Souza, presidente do Conselho do Bahia de Feira, clube que conquistou a taça de campeão do Campeonato Baiano de Futebol 2011, elevando a cidade de Feira de Santana em nível nacional.



Paradoxalmente, o edil criticou o empreendedor, citando outro ramo empresarial de Jodilton. David fez referência a Faculdade Nobre – FAN. Segundo ele, a instituição não cumpre uma lei municipal de sua autoria.

A lei obriga as instituições de ensino superior, instaladas no município, a disponibilizarem vagas de estacionamento correspondentes a 30% dos alunos matriculados. O legislador chamou a atenção do empresário, salientando que “a FAN é a única faculdade que não cumpre essa lei em Feira de Santana”.

Fluminense de Feira

Na oportunidade, David Neto conclamou os empresários a ajudarem o "Touro do Sertão" com investimentos. “Eu acho que o Fluminense de Feira merece apoio. Esse time é do povo. Não podemos esquecer do Fluminense. O clube não pode ficar nessa situação que se encontra. O Touro do Sertão está precisando de bons diretores e patrocinadores”, declarou.

David Neto ressaltou a importância de se investir em clubes do município. Como exemplo, ele citou a atuação do empresário Jodilton Souza no Bahia de Feira. “Jodilton provou que Feira de Santana tem capacidade de atuar com jogadores, em sua grande maioria, da cidade e que o município tem capacidade de crescer muito no esporte.

Por Anna Karolina Carneiro
Edição : Elsimar Pondé

Sérgio Augusto

Vereador rebate declaração de diretora do HGCA (24.05.11)

Postado por Anna Karolina Carneiro às 03:50
O vereador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM), durante pronunciamento na Câmara Municipal contestou a declaração da diretora do Hospital Geral Clériston Andrade - (HGCA), Inalva Sapucaia, ao Programa Acorda Cidade, a respeito das fotos que mostram a situação de descaso na unidade de saúde do Estado.


Na quarta-feira passada (18), em discurso na Casa Legislativa, o edil Lulinha exibiu dezenas de fotos, sobre a falta de higiene, lotação nos corredores e no setor de Enfermaria, problemas de mofo nas paredes, equipamentos quebrados, vidros rachados, mato alto ao redor do hospital, entre outros. No dia seguinte, ele concedeu entrevista ao site: acordacidade.com.br. e também reapresentou os problemas. Por sua vez, no dia 20, foi publicada uma nota, no referido site, com a declaração de Inalva Sapucaia, intitulada: “As fotos são antigas, não correspondem à situação atual do Clériston, diz diretora”.

Inalva afirma também na nota que não viu datas nas fotos expostas e que, hoje, como diretora, não as reconhece como sendo atuais, pois sabe que “a realidade do Clériston atualmente é bastante diferente”. Relata também que, recentemente, recebeu a visita da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores e os membros puderam constatar, sem maquiagem a realidade do hospital.

Em resposta a entrevista da diretora, Lulinha afirmou: “a realidade do hospital é aquela mesma. Aquelas fotos do Clériston são recentes. Quem quiser ver é só ir lá observar a realidade do dia-a-dia. São as enfermarias e corredores super lotados; pessoas passando por triagem para serem atendidas, às vezes morrem até dentro do próprio carro, porque não conseguem entrar; são as gestantes indo pro hospital e retornando porque não há médicos obstetras; pacientes sendo liberados sem as mínimas condições de receberem alta; é o setor de Endoscopia desativado; pacientes internados há mais de 30 dias sem conseguirem fazer cirurgias e tantos outros problemas”.

Indignado, o vereador voltou a frisar que na entrada do HGCA os vidros estão quebrados, a iluminação é precária, a porta da Emergência está amarrada de arame, além do problema da falta de higiene. “Tenho foto do Centro Cirúrgico com sangue derramando no chão e a enfermeira e outras pessoas pisando em cima. É a realidade sim, não falei nenhuma mentira”, declarou Lulinha, salientando que o hospital é de extrema importância para Feira de Santana, mas precisa urgentemente de melhorias para oferecer um atendimento de qualidade.

Com relação à visita da Comissão de Saúde da Câmara ao HGCA, o edil Ailton Araújo Rios - Ailton Mô, que é presidente da referida Comissão, disse que esperou cerca de 15 dias para conseguir uma audiência com a diretora Inalva, com o objetivo, na época, de apurar uma denúncia envolvendo um paciente que veio a óbito após receber alta.

“Conversamos com a doutora e a coisa ficou clara. Ela foi bastante enfática: não existe maquiagem, a realidade é uma só. O Clériston Andrade não tem condições de operar mais sozinho, em Feira de Santana. Existem várias dificuldades. Foi proposto à diretora que ela pudesse disponibilizar macas, principalmente para as ambulâncias de urgência e emergência. Sabemos que há uma vontade por parte dessa profissional de melhorar aquele equipamento, mas o Governo do Estado não tem dado condição”, declarou, cobrando providências.




Por Anna Karolina Carneiro


Ediçã:Elsimar Pondé


Sérgio Augusto




11 de mai. de 2011

Via Bahia volta á ser alvo de críticas na Câmara Municipal

Postado por Anna Karolina Carneiro às 03:57
O vereador Reinaldo Miranda – Ronny (PMN), na sessão da Casa Legislativa desta terça-feira (10), voltou a reclamar da atuação, na região de Feira de Santana, da empresa Via Bahia Concessionária de Rodovias S/A. Segundo ele, a empresa cobra pedágio, mas não recupera a BR 324. Ronny afirmou que não houve melhoramento. “São muitos engarrafamentos. Não há recapeamento, nem asfalto novo na BR 324. Trabalhadores da empresa Via Bahia realizam apenas a limpeza dos capins", disse.

Na oportunidade, Ronny relatou um fato ocorrido com o empresário feirense Edson Cedraz que, ontem, ao se deslocar de Salvador à Feira de Santana, teve o seu veículo danificado quando foi atingido pelo equipamento da praça do pedágio que impede a passagem dos carros.

“Aquela barreira levanta automaticamente. Levantou, mas não houve tempo, baixou de vez, batendo no veículo. O empresário procurou o responsável da Via Bahia, mas o cidadão disse que era para Edson fazer a ocorrência e tomar as providências. É um absurdo, a gente já paga caro e ainda ouve desaforo”, reclamou.

Audiência Pública

Em aparte, o vereador Justiniano França (DEM) sugeriu que fosse realizada uma audiência pública na Câmara Municipal, para discutir e analisar o contrato de licitação que viabilizou a privatização da BR 324.

“Nós não podemos apenas jogar a responsabilidade na empresa. O Governo Federal é que tem que cobrar. Se não está cobrando, que modalidade foi essa? Vossa Excelência falou muito bem quando disse que apenas a parte de capinação é que vem sendo realizada naquela via. O outro discurso é o seguinte: o custo é barato, mas o custo barato para não se fazer nada se torna muito caro para quem trafega naquela via”, argumentou.

Novamente com o uso da palavra, Ronny afirmou que a população está sendo lesada. Ele acrescentou que, futuramente, o motorista que se deslocar de Feira de Santana com destino ao aeroporto de Salvador, por exemplo, terá que pagar uma taxa no valor de R$ 9.60, incluindo ida e volta.




Por Anna Karolina Carneiro


Edição:Elsimar Pondé


Sérgio Augusto


Desentendimento entre fiéis e autoridades religiosas é alvo de discurso do vereador Lulinha (10.05.11)

Postado por Anna Karolina Carneiro às 03:53
O vereador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM), durante pronunciamento na sessão legislativa da segunda-feira (9), comentou matéria do Jornal Folha do Estado, publicada no último dia 6, onde a divergência entre fiéis e autoridades religiosas foi o tema central.


Segundo a matéria intitulada: “Briga de pastores continua”. A briga entre fiéis da Igreja do Evangelho Quadrangular e o pastor Pedro não para. Na manhã de ontem, em uma das unidades da igreja, foi realizada uma reunião entre o presidente nacional da ordem, pastor Valdemar Jacinto, e os pastores ligados à instituição religiosa em Feira de Santana. Na pauta não constava à divergência entre os pastores Pedro e Isídio, que também estavam presentes. Fiéis ligados a Isídio compareceram à reunião, pediram voz, mas não foram atendidos pelo presidente nacional”.

A nota informa também que “uma fiel que preferiu não revelar o nome, temendo represálias, disparou: ‘o pastor Pedro nunca esteve presente na igreja. Agora que sabe que o valor da arrecadação de nossa igreja está em torno de seis mil reais, ele afastou o pastor Isídio e colocou em seu lugar a pastora Ana Costa, sua esposa. Depois da nossa reação, ele indicou o pastor Valmir’”.

A reportagem relata ainda que “a fiel também alega que Pedro se preocupa com a arrecadação de seis mil da igreja do pastor Isídio, ‘quando deveria estar satisfeito com os quase 70 mil reais que são arrecadados na igreja que ele dirige. Ele pode até enganar aos homens, mas a Deus ninguém engana’, pontuou”.

De acordo com o texto jornalístico, “o presidente nacional da Igreja do Evangelho Quadrangular, Valdemar Jacinto, que se afastou do tumulto ocorrido depois da reunião presidida por ele, prometeu para a próxima segunda-feira uma nota com a posição que será tomada para resolver o impasse. Alguns evangélicos insatisfeitos com a falta de desfecho imediato ameaçavam levar o caso ao Ministério Público”.

Após a leitura da referida matéria, Lulinha lamentou o ocorrido. “Lamentamos que os membros dessa Igreja Evangélica, que deveriam pregar a união e a paz, são os primeiros a se desentenderem. Quero ressaltar que conheço o pastor Isídio, ele é morador do bairro Conceição. É uma pessoa honesta, que tem um grande laço de amizade. Isídio conseguiu transformar uma igreja pequeninha numa igreja que atualmente tem uma boa arrecadação, mas agora querem abocanhar, tomar a igreja do pastor, que tem um trabalho prestado na comunidade. É por isso que os fiéis estão se manifestando”, declarou.


Por Anna Karolina Carneiro

Edição: Elsimar Pondé

Sérgio Augusto

5 de mai. de 2011

Ribeiro denuncia péssimas condições de ambulâncias do Samu

Postado por Anna Karolina Carneiro às 07:44
O vereador Antônio Francisco Neto – Ribeiro (DEM) criticou a falta de responsabilidade para com o programa do Serviço Móvel de Urgência (Samu) no país, sobretudo nos municípios baianos. Segundo o edil, há um grande número de ambulâncias quebradas e paradas em algumas cidades do estado da Bahia. Ele afirmou que a culpa não é do Governo Federal, nem do Governo Estadual, mas sim de alguns prefeitos que não tem compromisso com a população.


“Existem muitas ambulâncias em desuso no estado da Bahia, dentro de hospitais, terrenos de prefeituras e, até mesmo, abandonadas em matagais. Isso é vergonhoso para o homem público que se elege prefeito e age dessa forma. Os municípios recebem verbas dos governos Federal e Estadual, mas devido à falta de competência dos gestores, não prestam um serviço adequado para a população, no tocante a manutenção desses veículos”, disse Ribeiro.

"É possível encontrar carros quebrados e abandonados em Santo Antônio de Jesus, Maragogipe e outras cidades que compõem o Recôncavo baiano. As ambulâncias poderiam prestar serviço ao povo. Qual é a cidade que não necessita de uma ambulância? O programa é do Governo Federal e tem como objetivo colocar carros do SAMU em todo o território nacional. Não podemos criticá-lo, no entanto, devemos cobrar que os gestores dos municípios tenham compromisso com o bem público”, declarou.

O vereador ressaltou que devido às irregularidades ocorridas no Serviço Móvel de Urgência, muitas emergências estão sendo transferidas para hospitais regionais, como por exemplo, o Hospital Geral Clériston Andrade. Ribeiro concluiu seu discurso, chamando atenção que é necessário que, além de um bom currículo na vida política, o representante do povo seja uma pessoa prudente e íntegra na sociedade, para que se evitem erros dessa natureza.


Por Anna Karolina Carneiro

Nayanne Amorim

Edição:Elsimar Pondé

Sérgio Augusto

Vereadores rebatem declaração do senador João Durval Carneiro (27.04.11)

Postado por Anna Karolina Carneiro às 07:37
O legislador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM), na sessão legislativa desta quarta-feira (27), lamentou a declaração do senador João Durval Carneiro (PDT), publicada no Blog do Jair Onofre, onde o membro do Senado, disse ser contra a construção de um aeroporto de passageiros no município, justificando que seria um projeto desnecessário, devido à proximidade de Feira de Santana com Salvador.


O edil estranhou a declaração de João Durval, uma vez que o aeroporto local leva o nome do próprio senador. O equipamento foi construído na época em que este era governador do estado da Bahia. “Enquanto os vereadores, deputados, a imprensa e a população estão lutando pela construção do aeroporto, o senador João Durval Carneiro é contra e ainda quer que a cidade fique submissa ao aeroporto de passageiros da capital. Quero lamentar que o filho de Feira de Santana é contra o progresso e o desenvolvimento desta terra”, declarou.

O vereador Roque Pereira (PT do B) afirmou ter admiração e respeito por João Durval, porém salientou que a declaração do senador foi um equívoco. O edil argumentou que a região de Feira de Santana vende mais passagem aérea do que a região metropolitana de Salvador. Disse ainda que a cidade de Campinas, no estado de São Paulo, é bem próxima da capital paulista e que essa proximidade não foi empecilho para que o município do interior tivesse um aeroporto de passageiros. Ele também ressaltou que a capital baiana irá sediar a Copa do Mundo de 2014, mas o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães não suportará a demanda.

Segundo o legislador, até as próprias companhias aéreas já comentaram a respeito desse assunto. “Portanto, o Aeroporto de Feira de Santana tem viabilidade”, disse Roque, sugerindo a população que perdoe o senador João Durval, “porque ultimamente ele não tem falado coisa com coisa. Recentemente ele apresentou um projeto de lei que sujeita os formandos de todos os cursos universitários, no Brasil, a um exame de proficiência, para ingressar na profissão, igual ao exame da OAB”.

Marialvo Barreto (PT) também defende a existência de um aeroporto de qualidade, em Feira de Santana. Visando um pólo de logística no município, o vereador afirmou que será preciso um porto de cargas, visto que Feira é uma cidade que atrai indústrias. “Aqui também podemos ter um aeroporto muito bom para pequenos vôos regionais. Coloca aqui uma linha, aos sábados e domingos, para as pessoas fazerem turismo em Aracaju, pra ver se não enche. Portanto tem viabilidade sim”, pontuou o petista.

Concordando com o senador, David Neto (PMN) disse que Feira está apenas 108 km do Aeroporto Internacional de Salvador. Para ele, no estado da Bahia há cidades, como por exemplo, Barreiras e Irecê, que necessitam mais do aeroporto do que Feira de Santana. Neto disse ainda que o senador João Durval deve ter motivos suficientes, sobretudo com dados técnicos, para dar essas declarações. Ele acredita que o município precisa de um aeroporto de médio porte e não de grande porte como estão reivindicando. Declarou ainda que “pobre não dispõe de recursos para andar de avião”.

O vereador Ângelo Almeida (PT) informou que, no Brasil, no mês de fevereiro deste ano, pela primeira vez na história do país, as pessoas viajaram mais de avião do que de ônibus. Em consonância com o petista, Roque Pereira lembrou que “viajar hoje de avião é mais barato do que viajar de Itapemirim”.






Por Anna Karolina Carneiro

Edição:Elsimar Pondé

Sergio Augusto

Petista sugere a presença da tropa do 35º BI no combate a dengue (27.04.11)

Postado por Anna Karolina Carneiro às 07:33
O vereador Angelo Almeida (PT), na sessão legislativa desta quarta-feira (27), na Casa da Cidadania, disse que apresentou uma indicação ao Executivo, solicitando ao prefeito Tarcízio Pimenta que busque uma parceria com o Batalhão de Infantaria (35º BI) no sentido de viabilizar ações mais contundentes de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O petista defendeu uma ação conjunta com o Exército, argumentando que esta instituição tem dado apoio a diversos municípios do Brasil na guerra contra o mosquito.


Na oportunidade, Angelo afirmou que reconhece os esforços da Prefeitura, mas ressalvou que teve a impressão de que o líder do governo, Maurício Carvalho (PR), não entendeu o motivo da sua indicação, ao informar que o comandante do 35º BI, tenente coronel André Eduardo Bélico, já faz parte do Comitê Gestor de Mobilização de Combate a Dengue.

“Quando a gente pede para que a Prefeitura tome uma atitude de gestão, de procurar o comandante do Exército é para que este coloque as tropas nas ruas e não ficar se reunindo em gabinetes, enfrentando a burocracia das reuniões e planejando estratégias”, declarou Angelo, acrescentando que, em Feira de Santana, é necessário aplicar a cultura de higienização nas residências e estabelecimentos comerciais pelo menos uma vez por semana.


Vereadores elogiam desempenho do Bahia de Feira no Campeonato Baiano (04.05.11)

Postado por Anna Karolina Carneiro às 07:28
Na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (3), vereadores comentaram a classificação do Bahia de Feira, no último domingo, para etapa final do Campeonato Baiano de Futebol. A maioria dos legisladores destacou o desempenho do time e desejou boa sorte nos jogos contra o Vitória, seu último adversário no Baianão deste ano.



“Quero parabenizar a um time de futebol, que com dois anos de existência, em Feira de Santana, já conseguiu ser campeão do Baiano da 2ª Divisão; foi campeão do Torneio Início da Bahia; já garantiu a vaga na Copa do Brasil de 2012 e já é, na pior das hipóteses, vice-campeão baiano”, informou José Carneiro (PDT), salientando que reconhece o feito do Bahia de Feira, mas irá torcer para que o Vitória leve a taça de campeão.

Ao contrário de José Carneiro, o vereador Marialvo Barreto (PT) afirmou que deseja que o título de campeão baiano fique com o Bahia de Feira, argumentando que o último título feirense no Campeonato Baiano da 1ª divisão foi conquistado pelo Fluminense, em 1969.

O vereador Ailton Araújo Rios – Ailton Mô (PSDB), que já foi jogador da categoria de juniores do Bahia de Feira, disse que estar muito feliz ao ver um time de Feira de Santana na final do Baianão de 2011. Na oportunidade, ele conclamou a Câmara de Vereadores, a imprensa e população feirense em geral, para que prestem mais apoio ao time.

Ele afirmou que disponibilizará um ônibus ou uma Sprinter Van para as pessoas de sua comunidade irem ao Jóia da Princesa, no próximo domingo. Na sequência, o legislador parabenizou toda a diretoria do clube. “Demonstraram que com organização, força de vontade e determinação as coisas dão certo”, declarou.

Ailton acrescentou que é importante que o exemplo positivo do Bahia de Feira chegue ao Departamento de Esportes da Prefeitura, para que este órgão possa estar organizando melhor o calendário esportivo da cidade, desenvolvendo projetos e buscando recursos para as práticas esportivas.

O vereador Reinaldo Miranda – Ronny (PMN) também destacou a competência da diretoria do Bahia de Feira e ressaltou que, em 2012, o time poderá enfrentar grandes times do Brasil, a exemplo de Flamengo e Vasco.




Por Anna Karolina Carneiro


Edição:Elsimar Pondé


Sérgio Augusto